Aprenda como identificar uma água mineral leve. Como saber se a água mineral é leve ou pesada? E por que saber a leveza da água é importante?
Beber uma água leve nos proporciona mais prazer em beber, mas também contribui em tomar maior quantidade. Uma água pesada dificulta beber o suficiente para o dia a dia, uma vez que já nos primeiros goles a sensação de saciedade já aparece. Mas não se engane: É mesmo apenas uma sensação. Seu corpo pode precisar de mais água, porém você já se sentirá satisfeito. Ingerindo água mineral leve essa sensação demorará mais, proporcionando que você possa tomar mais água e com muito mais prazer, pois a sensação de peso não existirá.
Ao contrário do que muita gente diz, a água alcalina é uma água pesada, mas encontramos algumas águas ácidas e neutras também que seguem esse parâmetro.
Segundo a ABINAM (Associação Brasileira De Indústria De Água Mineral), “O que determina este grau de leveza da água é a quantidade de sais encontrados em sua composição. Quanto menor o resíduo de sais e sólidos na evaporação do líquido (a uma temperatura de 180º C), mais leve a água será.
Esta característica vem do tipo de rocha onde brotam as fontes minerais. Águas leves, com menor teor de sal (salinidade menor), são indicadas para hidratar o organismo, matar a sede e para pessoas que sofrem de hipertensão, devido aos potenciais diuréticos”.
Ou seja, quando se evapora a água mineral a 180 graus Celsius, resíduos minerais ficarão (microscopicamente) e esses resíduos serão pesados para classificar a leveza da água. Quanto menos resíduos, mais leve será a água. Em contrapartida, menor será a quantidade de minerais contidas nela.
Qual o “Peso” Ideal de Água Mineral Para Beber?
Isso depende do seu gosto e realmente você vai saber experimentando e comparando. O que podemos afirmar é que águas leves são mais fáceis de beber em mais quantidades (a partir de copos, por exemplo), enquanto que águas pesadas são mais difíceis.
No verão e na prática de exercícios físicos, onde o consumo de água fica acima da média, fica fácil repor a quantidade de água e sais minerais com uma água leve.
Criamos um artigo chamado “Água: Quanto Você Deve Beber Por Dia?” para saber qual é a quantidade ideal de água para você consumir.
Como Identificar a Leveza da Água Mineral?
No rótulo de toda água mineral é obrigatória a presença desta informação. Está descriminado como “Resíduo de Evaporação a 180º, calculado: ”, onde na sequência aparece a quantidade em miligramas por litro. Quantidades baixas (mais ou menos menor que 50) são consideradas leves. Mais que 100 são mais pesadas.
Por exemplo, a Água Mineral Purylev é uma das mais leves do Brasil, ainda assim com grandes quantidades de minerais saudáveis para o corpo (confira detalhes aqui) e resíduo de apenas 24,10mg/litro. Não é fácil encontrar uma água com tão pouco sódio (1,9mg/l), levíssima e com quantidades muito satisfatórias de minerais. Se você quiser conhecer mais sobre a água mineral Purylev, seu rico solo e outros detalhes, clique aqui.
Para você ter uma boa ideia, criamos abaixo uma tabela comparativa com o índice de resíduo de evaporação de algumas marcas conhecidas. O intuito do comparativo é totalmente informacional e lembramos que o que determina a melhor água é você, conforme a sua necessidade.
Comparativo de Leveza da Água Mineral de Algumas Marcas
Confira o peso (resíduo de evaporação) de algumas marcas de água mineral de São Paulo:
ÁGUA MINERAL PURYLEV: 24,10 mg/L
ÁGUA MINERAL IBIRÁ: 274,35 mg/L
ÁGUA MINERAL ACQUA LIFE: 160,21 mg/L
ÁGUA MINERAL BIOLEVE: 83,94 mg/L
ÁGUA MINERAL CRISTALINA: 128,22 mg/L
ÁGUA MINERAL CRYSTAL: 130,67 mg/L
ÁGUA MINERAL FONTÁGUA: 36,61 mg/L
ÁGUA MINERAL GENUÍNA – LINDOYA: 114,2 mg/L
ÁGUA MINERAL INDAIÁ: 100,0 mg/L
ÁGUA MINERAL LINDOIA LEGÍTIMA: 58,40 mg/L
ÁGUA MINERAL LINDÓYA MINERAL: 97,20 mg/L
ÁGUA MINERAL LINDOYA OURO: 107,02 mg/L
ÁGUA MINERAL MINALBA: 85,00 mg/L
ÁGUA MINERAL MOGIANA: 37,00 mg/L
ÁGUA MINERAL PRATA: 270,28 mg/L
ÁGUA MINERAL SÃO LOURENÇO: 161,26 mg/L
ÁGUA MINERAL SCHINCARIOL: 239,38 mg/L
ÁGUA MINERAL SERRA NEGRA: 67,61 mg/L
ÁGUA MINERAL BONAFONT: 54,45 mg/L
Ainda assim, deve-se considerar que quantidade altíssima de mineral é prejudicial ao ser humano. Por isso, cabe ter cuidado ao analisar, mas fique tranquilo: Se a água mineral está sendo comercializada, ela foi aprovada para o consumo, mesmo sendo pesada ou leve, dentro dos parâmetros da legislação brasileira que determinam a média satisfatória para a saúde.
Para se ter uma ideia, uma água com mais de 1500mg por litro em resíduos minerais é considerada excessivamente mineralizada e não recomendada. Certamente você não encontrará uma quantidade dessas no comércio!
Conclusão: Sim, a Água Mineral Purylev é leve. Levíssima.
Referência: Abinam
5 Comentários
onde encontrar revendedor da marca em Marília,SP
Olá Luiza,
Não possuímos ainda revendedores na sua região. A Purylev por enquanto concentra-se na Grande São Paulo e regiões do Vale do Paraíba – SP.
Obrigado pelo seu interesse!
Água pesada tem deutério, e a agua leve tem menos ou não tem, certo? qual dessas tem menos?
Olá Cida,
Esse é outro tipo de água pesada. Estamos aqui nos referindo sobre peso de água em relação à quantidade de minerais nela. Quanto mais minerais, mais pesada é. Isso pode causar um desconforto na hora de beber.
No caso de deutério, a no.enclatura de água pesada também prevalece. Nossa água não contém deutério.
No texto consta 67,61 mg/L.
Porém tenho uma etiqueta da Serra Negra onde consta 190,06 mg/L de resíduo de evaporação.
Qual a informação correta?